Thursday, May 24, 2007

Povos do Árctico : Os Esquimós





Esquimó é um povo que vive em lugares polares no extremo norte do planeta Terra, na região Árctica, como o norte do Canadá, Alasca, Sibéria e Gronelândia.

Vive da pesca e da caça. O esquimó Retira gordura das baleias, focas e ursos polares para usar como alimento e combustível para os seus trenós.


Os Esquimós vestem-se com peles de animais, mas, ao contrário dos outros povos, usam a pele de animais virada do contrário, com o pelo para drentro, como vestuário interior, de forma a promover um aquecimento do corpo mais adequado.


O esquimó a
limenta-se de fígado cru das caças, a sua única fonte de vitamina C.



Jovens Inuits


A palavra "esquimó’", foi criada pelos brancos e tem a sua origem na língua dos índios Cree. Significa "comedor de carne crua’" mas os esquimós denominam-se a si próprios Inuits que em português significa "gente".

Os primeiros Esquimós eram bons pescadores e caçadores de ursos polares, lobos, focas, baleias e outros mamíferos marinhos, disponíveis em grande quantidade na época.

Alimentavam-se deles e utilizavam a pele para indumentária - parkas - ou instrumentos como cascos de barcos. 


Utilizavam também os ossos para fabricar ferramentas, utensílios e apetrechos tal como o útil arpão articulado, cuja cabeça se destacava da haste após entrar na presa.

Fonte:
http://pt.ewikipedia.org/wiki/Esquimó

(texto adaptado com supressões)

Cláudia Carneiro, 11 anos, nº7, 6C

17.04.2007

Creative Commons License


No comments: