Monday, October 13, 2014

Lego e a campanha #SaveTheArctic





Bonecos e automóveis da LEGO deixarão de ser distribuídos nas bombas de gasolina da Shell. Greenpeace que todos conhecemos bem, teve a companhia petrolífera na mira ao saber das suas intenções de explorar petróleo no Árctico. E decidiu lançar o vídeo que podem visionar mais abaixo:




O vídeo da Greenpeace mostra uma maré negra a submergir pessoas, ursos polares, cães e paisagens – tudo feito com peças de LEGO – terá sido a gota de água para que a empresa desistisse de renovar um contrato que tinha com a Shell.

Num comunicado, o presidente da LEGO, Jørgen Vig Knudstorp, demarcou-se da campanha da Greenpeace e defendeu a parceira com a Shell. 

“Uma co-promoção como a que temos com a Shell é uma dentre muitas formas que nos permitem levar as peças de Lego às mãos de mais crianças e atingir o nosso compromisso com os jogos criativos”, 

Knudstorp

No entanto, no dia 9 Outubro soube-se que a LEGO decidiu não renovar o contrato com a petrolífera. 


screenshot Greenpeace página petição

O vídeo da Greenpeace lançou  petição mostra um urso polar sobre um cubo de gelo em forma de peça de Lego e a bandeira da empresa numa plataforma petrolífera ao fundo.

Para a Greenpeace, a decisão da LEGO, que em princípio encerra uma parceria que vinha desde a década de 1960, é uma vitória. 


Foto: Uffe Weng/Greenpeace

Os ambientalistas temem que a exploração petrolífera tenha impactos graves numa área do globo relativamente intocada e frágil, e ameaçada também pelas alterações climáticas.





Today, October 9, Greenpeace got the awesome news:"after a three-month campaign supported by more than a million people worldwide, LEGO has announced it will not renew its contract with Arctic destroyer Shell."
This is fantastic news for LEGO fans and Arctic defenders everywhere. Read more here
However, there are different opinions that you can read on The Guardian and Science 2.0.
As opiniões dividem-se e há que julgue esta campanha como demasiado simplista ou devido aos meios que Greenpeace tem acesso. 
A ler artigos de opinião no The Guardian e Science 2.0
Há que estar sempre atento, mas a defesa do Árctico é imprescindível já que as alterações climáticas têm sido nefastas para esta parte do nosso planeta.
Geração 'explorer'
12.10.2014
Creative Commons License

No comments: