Tuesday, April 10, 2007

Comentário final de um projecto





Fotografia: David Boily | AFP 2007
http://news.yahoo.com/photos

Foi uma boa iniciativa Portugal participar neste projecto “Ano Polar Internacional”. E abrir as actividades às escolas.

Acho que a equipa Latitude 60 desenvolveu um trabalho muito interessante ao alertar Portugal para este acontecimento.


Ano Polar Internacional

Os jovens estudantes portugueses inscritos no “Ano Polar Internacional” ficaram mais consciencializados para os animais em vias de extinção, as alterações climáticas, e o degelo.

Na Escola Francisco Torrinha, nas nossas turmas 6C|6I foram desenvolvidos vários trabalhos sobre este tema nas aulas curriculares de Língua Portuguesa e Educação Cívica!



Biólogo José Xavier

Debatemos os problemas do aquecimento global, dos animais do Árctico, pesquisámos sobre os povos que habitavam o Árctico, informámo-nos sobre a história da exploração do Árctico, elaborámos Jornais de Parede, criámos  textos, desenvolvemos projectos, conversámos com cientistas polares, publicámos este blogue: Torrinhas Exploradores Polares

O blogue foi elaborado em horas extra-curriculares em regime de voluntariado,  acompanhados pela nossa Professora, também ela em tempo extra-curricular e regime de voluntariado.

Ao participarmos em todas estas actividades, no concurso do Ano Polar Internacional (API), não só aprendemos mais como nos tornámos jovens cidadãos atentos aos problemas do Ambiente.




Logótipo IPY

Gostámos muito de integrar este projecto. Vários alunos estão inscritos no Concurso "À Descoberta das Regiões Polares" com textos criativos temáticos.

Um dos nossos colegas, o Dinis (faz parte do nosso slide) recebeu uma menção honrosa!

Só não pudemos participar com este blogue no API,  pelo facto desta actividade  - criação de um blogue - só ter sido aberta a alunos do ensino secundário. Lamentamos  porque demos provas que as competências não têm nível de estudos. 

Este é grupo de alunos redactores voluntários do blogue Torrinhas Exploradores Polares. Foi fantástico trabalharmos todos juntos. 
A nossa Professora, sempre presente, não quis ficar no slideshare. Compreendemos.


Inês Gil, 12 anos, 6C

10.04.2007

Nota: O slide original foi retirado e substituído pelo slide acima apresentado.

Actualizado em 15.03.2012


Creative Commons License


 Proibida a reprodução do slide dos alunos.

No comments: